Center of Research on International Business & Strategy
A expansão internacional da economia nacional e das empresas portuguesas necessita ser apoiada por uma comunidade científica nacional capaz de apoiar a internacionalização. Confrontadas com a concorrência de empresas de todos os quadrantes do mundo, as empresas necessitam desenvolver estratégias internacionais para abordar os mercados e para gerir eficiente e eficazmente a cadeia de valor à escala mundial. É essencial que o conhecimento nacional disponível seja um motor de competitividade da economia. A actual ausência de estruturas científicas (unidades de I&D) no domínio dos negócios internacionais e estratégia restringe o desenvolvimento de competências nacionais e não promove a transferência de conhecimentos para o meio empresarial.
O Centro de investigação proposto visa a realização de investigação teórica e aplicada de acordo com padrões internacionais para a promoção da competitividade internacional em duas área inter-relacionadas: os negócios internacionais e a estratégia corporativa. Estas incluem, numa formulação abrangente, a internacionalização das empresas, estratégias internacionais, cadeia de valor global, culturas nacionais, selecção e entrada em mercados externos, aquisições e alianças estratégicas, comércio internacional. Estas, definidas de forma ampla, contribuem para a própria formação dos recursos humanos nacionais.
O Centro é orientado para investigação-formação-transferência de conhecimento. A garantia de qualidade deste Centro é cimentada em fortíssimas relações internacionais numa primeira fase com os investigadores dos EUA e Brasil, mas numa rede a alargar a parceiros da União Europeia e fora desta.
O Center of Research on International Business & Strategy no Instituto Politécnico de Leiria tem por missão realizar investigação e alavancar conhecimento científico, colaborar na formação de nível avançado, apoiar e incentivar estudantes a envolverem-se na investigação e divulgar o conhecimento junto de organizações privadas e públicas, empresariais e académicas na área dos negócios internacionais (comércio, investimento e mobilidade internacional) e competitividade global.
Para realizar a sua missão e objectivos, o globADVANTAGE foca os seus esforços em aspectos vitais para as estratégias das empresas quer do ponto de vista dos mercados quer da produção e cadeia de valor global:
- O desenvolvimento de conhecimento de alto nível pela condução de investigação e apoio à investigação e formação.
- A criação e difusão do conhecimento pela parceira com organizações (públicas, centros de investigação, empresas, universidades, centros tecnológicos) nacionais e internacionais em negócios internacionais e estratégia. A composição altamente internacional dos membros do globADVANTAGE visa a integração numa rede mundial de conhecimento e colaborações em programas de investigação e educacionais, oferendo programas de desenvolvimento profissional, publicação dos estudos.
- Cooperar com empresas nas suas estratégias de internacionalização e selecção dos mercados.
- Criar uma comunidade nacional de investigação na área dos negócios internacionais e estratégia com elevado nível de capacidades.
A realização da missão é suportada em relações internacionais intensivas e na integração em redes de conhecimento com instituições estrangeiras.